.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

FUNDAÇÃO DA CONFRARIA DAS ARTES,CULTURA E LETRAS DE MARATAÍZES_ES



DOM HUDSON NO CERIMONIAL



DONA BÁRBARA PÉREZ FAZENDO O JURAMENTO.




Com ares aristocráticos e a serviço do popularesco nasceu a Confraria das Artes, Cultura e Letras de Marataízes – ES no dia 17 de outubro de 2009, às 19 horas em uma Cerimônia no Plenário da Câmara Municipal de Marataízes, Estado do Espírito Santo.

Essa Confraria reúne os mais seletos membros da cultura e das artes da cidade de Marataízes e do Estado do Espírito Santo, com a finalidade de garantir que a arte e a cultura do povo tenham lugar de honra e destaque na história do Estado. Há muito foi esquecido o valor da arte popular, e assim, nasceu o mito de que o acesso a cultura fosse de único privilégio dos fidalgos e mais favorecidos financeiramente, quando a arte e a cultura de fato, Provém e se oriunda do povo.

Duas grandes personalidades da Arte e da Cultura do Estado do Espírito Santo embalaram este sonho por mais de quatro anos. O instrutor de Teatro e Poeta Caparaóense, vindo da Cidade de Dores do Rio Preto (Região do Caparaó Capixaba) hoje residindo em Marataízes, o tão querido Hudson Giovanni; e a Poetisa e Cronista, também Caparaóense radicada Marataízense, a estimada Senhora Bárbara Pérez, sempre tiveram consigo o sonho desta Casa de Artes, Cultura e Letras. E em Marataízes encontraram o suporte ideal e o apoio do Prefeito Municipal, Dr. Jander Nunes Vidal, um profundo incentivador da Arte e da Cultura, e assim conseguiram unir este sonho e reuniram um grande Elenco, e nasceu em nossa cidade e Estado a Confraria das Artes, Cultura e Letras de Marataízes.
Esses dois idealizadores reuniram nas dependências do hotel Art. Final no dia 05 de setembro de 2009, uma gama de artistas e intelectuais a fim de apresentarem a proposta da Confraria, e nesta reunião foi estabelecida a data de Fundação, e sendo mais do que justo, já que esta Casa trata-se da mais nova manifestação da Aristocracia Marataízense e do Estado do Espírito Santo, foram os fundadores titulados com o catedrático Titulo de Nobreza da Casa como: Venerável Dom Hudson Giovanni, Grão-Mestre das Artes, Prior da Casa do Grão-Mestrado de Cerimônias e Crônicas, Guardião das Armas e Insígnias; e Venerável Dona Bárbara Pérez, Grão-Mestra Preceptora e Conselheira Fiel da Presidência, Guardiã Oficial de Recrutamento. A estes cabem o Título de Confrades Mores e Priores do Conselho Vitalício da Confraria, sendo o órgão Máximo da Casa.
A Casa ainda dispõe de 20 cadeiras efetivas e vitalícias dos Confrades, que em cada uma das áreas defendem as Mesas dos Guardiões, e neste seleto grupo temos nomes de muita importância para a cultura do Espírito Santo, como o do Ex-Prefeito de Guaçuí/ES, Vice-Presidente da Academia de Letras e Cultura de Guaçuí, Presidente do Instituto Histórico de Guaçuí, o Dr. Luiz Moulin; a Poetisa e Diretora Social da Academia Calçadense de Letras a Senhora Maria Dolores Rezende, a Renomada Ambientalista e Secretária Executiva da Bacia do Rio Itapemirim, Senhora Dalva Ringuier, dentre nomes de grande relevância para a Cultura de Marataízes como a Artista Plástica, Senhora Heloísa Vidal, dentre tantos outros membros da elite cultural, jornalística e artística de Marataízes.
O evento foi de tamanha importância que o Deputado Federal mais assíduo do Espírito Santo, o já tão conhecido pelo povo de Marataízes, Carlos Manato, esteve presente na Cerimônia de Fundação da Confraria dizendo que este foi um marco histórico para a Cultura e as Artes, não só de Marataízes, mas do Estado do Espírito Santo, e muito a cidade e o Estado tem a agradecer aos Priores Idealizadores da Confraria por um projeto de tamanha grandeza e beleza.

*Essa matéria foi extraída do jornal rede SUL e enviado para publicação no Jornal O Rebate por Bárbara Pérez.

3 Comentários:

Postar um comentário

<< Home