.

terça-feira, 15 de abril de 2008

BREVE BIOGRAFIA DE AFONSO ESTEBANEZ STAEL


Afonso Estebanez Stael (A. Estebanez), advogado, poeta e escritor fluminense, é verbete na “Enciclopédia de Literatura Brasileira” (vol. 1, pág. 562, 1990), composta pela Oficina Literária Afrânio Coutinho (OLAC), organizada por Francisco Igrejas e editada pelo Ministério da Educação e Cultura e Fundação de Assistência ao Estudante do Rio de Janeiro, e apontado também como verbete da literatura brasileira no “Dicionário de Poetas Contemporâneos”, organizado por Francisco Igrejas e editado por Oficina Letras & Artes, 2ª Edição, 1991 (págs. 25/26).


Em termos literários, as últimas produções da última fase (poesia contemplativa) de Afonso Estebanez (2002/2007), referem-se a estudos sobre a auto-afirmação do simbolismo místico da poesia da cultura cigana, que não sobrevive sem o culto ao amor e à paixão. “A alma cigana – explica o biografado – só morre depois do amor!”. Nesta fase, a vida amorosa de A. Estebanez parece não ter ficado ainda esclarecida, a não ser através de uma série de poemas que ressaltam a importância do “amor-paixão” como o mais recente objeto de sua obra literária, expostos em “Rapsódias de Amor Cigano (e Outras Sinfolias do Penoso Ofício de Sonhar)” como símbolo do amor fundamental, próprio das relações amorosas assentadas no amadurecimento espiritual do ser humano.
Vale ressaltar que recentemente, concorrendo com o poema “O Último Dia de Trabalho do Pôr-do-sol no Mar” e com a crônica “Trabalho como Escrevente de Pequenos Príncipes”, o poeta Afonso Estebanez venceu, em julho de 2007, nas duas categorias (prosa e verso), o Primeiro Concurso Interno de Literatura do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT- Rio), com premiação em obras literárias famosas oferecidas pela Academia Brasileira de Letras (ABL). Constituíram a comissão julgadora do concurso: Pedro Garcia, poeta, educador, doutor em Antropologia, professor da Universidade Católica de Petrópolis, Maria de Lourdes Soares, professora-adjunta de Literatura Portuguesa e Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestra e doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), e Vera Lúcia de Souza Lima, professora-adjunta de Literatura Brasileira da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestra em Letras pela PUC-Rio, doutora em Letras pela UFRJ, professora da Secretaria de Cultura do Estado Rio de Janeiro e autora de ensaios publicados na área de literatura e leitura. Presidente do TRT-1ª Região: Desembargadora Doris Castro Neves.
Finalmente, é necessário acrescentar que A. Estebanez, em toda a sua poesia construída ao longo de quase 41 anos, o que tem feito ininterruptamente é celebrar o amor encarnado em todos os elementos da alma e da natureza que constituem o símbolo nuclear do sentimento humano mais sublime, por acaso sobrevivente nos corações que clamam no deserto inapropriado ao cultivo do supremo dom do amor. Assim é que se destaca o amor nas “Rapsódias de Amor Cigano” – prenúncios e profecias da franca possibilidade de amor e justiça entre espinheiros, urzes e sarças do coração deserto...

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home