.

quarta-feira, 19 de março de 2008

FIDÉLIA CASSANDRA PEREIRA DE ARAUJO_____(BIOGRAFIA)



Fidélia Cassandra conhece toda força e toda a doçura da palavra poética.
(Belchior)



Fidélia Cassandra nasceu em Campina Grande. Seu canto inicia-se, ainda criança, no Mosteiro das Clarissas, onde sua tia, freira daquela ordem, a levava para cantar para as noviças enclausuradas.
Na tentativa de imitar seu pai, ficava em frente ao espelho, fazendo da vassoura o seu microfone.
A música seu grande sonho. Mas, teve que trilhar outros caminhos sem nunca, porém, abandonar a sua arte. Foi bancária, sindicalista. Hoje, professora e jornalista, ainda sonha em deixar de ser água escondida.
Ouvir seu pai cantando, início do aprendizado.Os grandes festivais de MPB, sua escola musical. Os saraus na casa de Duduta, juntamente com Waldir, exímios chorões, outra escola. Os longos ensaios nos Corais do Dart e Céu da Boca, a tentativa de lapidar a voz. A convivência com grandes músicos, compositores e poetas nordestinos como Fábio Dantas, Geraldo Pinto, Jorge Ribbas, Zezé Duarte, Gabmar Cavalcante, Bráulio Tavares, Hildeberto Barbosa Filho,José Edmilson Rodrigues, Ivanildo Vila Nova e Sinédei Moura a concretização de mais aprendizado e parcerias riquíssimas. Na grande amizade e convivência com o poeta cubano Felix Contreras, o conhecimento e o reconhecimento de seu fazer poético.
Fidélia Cassandra não se contenta e se arrisca a “inventar” música, pois diz que “só quem compõe é quem conhece. Quem não domina a música nem na sua teoria nem na prática não passa de um inventor. Compor é com os compositores”.
Vários shows fazem parte da sua extensa carreira que se iniciou na década de 80. Em 2002, lança seu livro de poemas “Amora”, que traz à tona um exercício poético iniciado aos 12 anos. Seu cd Nu Artístico está pronto e será um presente para o público de Campina Grande que poderá conhecer toda a arte dessa cantora e compositora que vive escondida entre livros, cds, plantas e seus dois filhos a quem tem dedicado muito amor: Pedro e Gustavo.
Incansável, pesquisa do baião à bossa nova, do clássico ao blues, do choro ao jazz, numa procura incessante da melhor forma, da melhor canção.
Seu ídolos convivem com ela em seus momentos de pesquisa: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro,Catulo da Paixão, Jacó do Bandolim, Noel Rosa, Pixinguinha, Chico Buarque, Chet Baker, Cole Porter, Billie Holiday, George Gershwin, Aracy de Almeida, Tom Jobim, Elis, Omara Portuondo, Compay Segundo e muitos outros. O que a sustenta em sua arte é saber que sempre haverá um lugar em que poderá cantar sua música preferida (MPB) com sua voz de contralto e seu coração com ânsias de eternidade

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home