.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Guilem Rodrigues da Silva


Guilem Rodrigues DA Silva Suécia / Lund, Rio Grande do Sul / Rio Grande, BR Sou natural de Rio Grande, RS. Servi na Marinha Brasileira, no Rio de Janeiro, onde reivindiquei o direito de casar, usar roupas civis quando desembarcado, e estudar, coisas proibidas aos marinheiros, então. Em 1964 fui preso por isso, fugi e exilei-me no Uruguai, de onde emigrei para a Suécia em 1966. Formei-me filólogo na Universidade de Lund, com especialização em Línguas Neolatinas. Sou autor de um compêndio de língua portuguesa para suecos que é usado nas escolas. Tenho publicados 8 livros de poesia, pelo que tive a honra de receber alguns prêmios literários. Sou o presidente DA Associação de Escritores do Sul DA Suécia, desde 1989 - fui o 1º estrangeiro [e até agora único] a presidi-la. Sou um promotor DA cultura brasileira e gaúcha na Suécia. Fui o 1º brasileiro eleito vereador aqui. Elegi-me 3 vezes pelo Partido Verde. Moro em Lund, cidade universitária, fundada no ano 990, vizinha à cidade de Malmö, onde exerço as funções de juiz. Recebi perseguidos políticos e OS auxiliei a estabelecerem-se aqui. Casei-se algumas vezes e tenho 8 filhos.


Tocata e adágio para uma deusa morta


[para Liana Müller]


Por cada árvore assassinada

Morrem flores insetos ninhos

De passarinhos orquídeas

Assassinadas morrem pedras

Bem-amadasMorre o indio

O verdadeiro dono DA terra

E morrem também nessa guerra

frações de nossos pulmões

Por cada árvore assassinada

Engordam OS deuses dos cifrões

Por cada árvore assassinada

Enchem-se OS cofres-do-mal

Morre pouco a pouco o AR

O AR que respiramos

Por cada árvore assassinada

Morre uma onça pintada

OS bichinhos que nós amamos

Por cada árvore assassinada

Morre a água do Rio e até mesmo

Morre o mar

Morrem as populações

Pouco a pouco envenenadas

Por cada árvore assassinada

Morre mesmo amordaçada

A alma dos nossos bosques

Morre a beleza DA terra

E até parece que a serra

Se curva de tanto chorar

Não mais árvores queimadas

Em nossas florestas sonho

De pássaros beija-flores

E orquídeas de mil cores

Bebendo o orvalho DA vida.


Guilem Rodrigues DA Silva [Aramis]

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home