.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

CLÁUDIA MARIA LOUREIRO DA SILVA__Cacau Luik


Claudia Maria Loureiro da Silva, pseudônimo Cacau Luik, nascida aos 26 de março de 1966 na cidade de São João de Meriti, RJ, onde também foi criada e vive até hoje com seu marido e um casal de filhos.

Cacau tomou gosto pelas letras ao ler Gonçalves Dias em sua inesquecível Canção do Exílio, e logo vieram outros poetas como Amado Nervo, J.G. de Araújo Jorge e Manuel Bandeira. Sua referência na vida e na literatura foi seu pai, filho de portugueses e que embora humilde, era honesto e ávido leitor e que comprara no início dos anos 70 algumas coleções de livros, tais como O Sítio do Pica-pau-amarelo de Monteiro Lobato e a coleção de Maravilhas do Conto Universal que a poetisa manusearia por toda a sua infância, além das revistas em quadrinhos que era uma febre na época.

Aos dezesseis anos começou a despertar para escrever poemas e textos em prosa, quando ingressou no curso de Formação de Professores, formando-se em 1985. Período em que lia tudo o que via pela frente, pois seus questionamentos existenciais moviam-na à escrita de uma forma espontânea e compulsiva.

A poetisa foi balconista, secretária, bancária, possui curso técnico em Marketing pela ESPM e Aperfeiçoamento Pedagógico em Educação Física e Folclore para Crianças. Hoje em dia trabalha no metiê gráfico.

Participou do grupo MERITI FAZENDO ARTE (Movimento Literário do Município) fez parte do programa a POESIA ESTÁ NO AR, na rádio comunitária da cidade e também do ARMAZÉM CULTURAL DA BAIXADA que promove eventos no mês de abril abrangendo todo tipo de arte. Publica também em sites de amigos crônicas e poemas. Participa de oficinas de literatura e organiza e planeja apresentações de biografias de autores brasileiros em vários espaços culturais.

2 Comentários:

Postar um comentário

<< Home